Amamentação impede até 70% das infecções em crianças
É possível que a propensão de uma criança sofrer de sinusite e infecções de garganta e de ouvido seja determinada nos seus primeiros meses de vida. Segundo alguns estudos, um bebê que foi amamentado por mais tempo tem até 70% menos risco de apresentar esses problemas aos seis anos de idade. Crianças amamentadas por mais tempo quando bebês têm menos infecções de ouvido e de garganta, além de episódios de de sinusite, nos seis primeiros anos de vida.
A obesidade é uma epidemia global, e sua prevalência em crianças e adolescentes vem aumentando em todo o mundo, provocando um alto impacto negativo na saúde pública. A obesidade precoce eleva o risco de doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes, inflamações intestinais e problemas cardiovasculares, como pressão alta. A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada até dois anos ou mais é um fator de proteção contra a obesidade.
Amamentação x obesidade: prevenção por toda a vida
A amamentação pode trazer muitos benefícios para a saúde do bebê e da mãe. Segundo especialistas, o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Além disso, a mãe que amamenta diminui o risco de câncer de mama e câncer de ovário. De acordo com o mastologista João Bosco de Barros Wanderley, o principal benefício da amamentação para a diminuição de incidência de câncer de mama.
Saiba benefícios da amamentação para saúde do bebê
O leite materno é considerado a fonte mais ideal de nutrição para bebês e desempenhou papel fundamental na evolução e no desenvolvimento dos humanos. Isso porque exerce uma forte influência sobre bactérias no intestino, necessárias para o desenvolvimento do sistema imunológico. A diferenciação das estruturas de defesa a partir desses micro-organismos pode acontecer desde os primeiros dias de nascimento. Leite materno é uma substância viva com bactérias “do bem”!
Leite materno fortalece sistema imunológico